RECICLAGEM

Seta para baixo

A reciclagem do PVC não é uma novidade. Historicamente, ela acontece desde o começo da sua produção. No entanto, só tomou impulso de forma mais organizada com os movimentos ecológicos nos países desenvolvidos. A razão é que os resíduos de materiais plásticos vêm aumentando em volume por vários fatores, como crescimento populacional, aumento do poder aquisitivo e maior utilização das embalagens plásticas devido à facilidade de transporte, distribuição e diminuição de desperdício de alimentos, principalmente.

As peças de plástico têm pequena participação em peso no lixo. No Brasil, se analisarmos a composição média do lixo na coleta seletiva, veremos que os plásticos representam, em média, 15% em peso (2004), que representa aproximadamente 2,2 milhões de toneladas por ano. O PVC representa apenas 4,7% do total de plásticos, e cerca de 0,7% do resíduo total gerado no Brasil.

Isso ocorre porque o PVC é mais utilizado em produtos de longa duração, como tubos e conexões, fios e cabos para a construção civil. O longo ciclo de vida útil dos produtos de PVC termina por ampliar o tempo necessário para que se tornem resíduos. Para se ter uma ideia, 64% dos produtos de PVC têm vida útil entre 15 e 100 anos. Outros 24% de 2 a 15 anos e apenas 12% são considerados descartáveis com durabilidade até 2 anos.

O PVC reciclado tem diversas aplicações, como tubos de esgoto e  eletrodutos, em reforços para calçados, juntas de dilatação para concreto, perfis, cones de sinalização, solados, laminados flexíveis, mangueiras para jardim, estrados, etc. Entretanto, legislações e normas técnicas no mundo todo proíbem o uso de plástico e outros materiais reciclados em embalagens em contato com alimentos e remédios, transporte de água potável e artigos médico-hospitalares.

Organizando desde o projeto

Nos últimos anos a LUMAPLASTIC vem firmando parceria com construtoras, empresas instaladoras, entre outras, desde o início do projeto até o término da obra. Com isso as empresas garantem uma ordem na retirada dos resíduos do começo ao fim.

Compramos, vendemos e executamos retiras de resíduos de diversos materiais plásticos, como PVC, PE, PP, entre outros.