HIDROPONIA

Seta para baixo

Como funciona a hidroponia?

Hidroponia significa cultivar plantas em soluções nutritivas (dissolução de sais em água) onde as raízes mantenham-se submersas nessa solução. Essa técnica possibilita a produção de hortaliças, frutos, flores e plantas ornamentais, podendo ser cultivado em pequenos e grandes espaços.

Nutrientes

São incorporados nutrientes minerais e os não minerais. A absorção depende de vários fatores como luz, temperatura, PH, concentração na solução nutritiva e outros. Existem soluções para plantas específicas, recomenda-se avaliar a condutividade elétrica para a reposição de nutrientes na solução, deve ser acompanhado por análise.

Mudas

As mudas ou sementes, deverão ser adquiridas no mercado com procedência, é importante a construção de um berçário, para o início, do desenvolvimento da planta é, indicado, uso de bandejas para germinar as sementes, colocam-se os substratos nas células das bandejas, e as sementes são nele plantadas.

Estufas

São estruturas de proteção ao cultivo de plantas, pois, são elas, que fazem o controle do ambiente, como fatores de luz, temperatura, irrigação, umidade relativa do ar, sendo uma importante ferramenta no manejo de pragas e doença das culturas.

Tubo para plantio

O Tubo de PVC da LUMAPLASTIC é um excelente material pelo baixo custo e alta durabilidade. Foi comprovado que os tubos redondos produzem igualmente. O que se deve levar em conta é o custo-benefício do produto utilizado, ambos são apoiados em suportes ou bancadas de madeira ou metal, respeitando o desnível correto que permita o escoamento da solução pela gravidade.

Substratos

Importante no substrato é a leveza, esterilidade, boa oxigenação. Boa retenção de água, inerte quimicamente.

Reservatório

O tamanho do reservatório dependerá do tipo e da quantidade de plantas que irá produzir.

Motor / Bomba

As bombas centrífugas são as mais utilizadas, apresentam boa durabilidade e pouca manutenção. O conjunto motor-bomba deve ser acoplado ao reservatório em posição acima ou abaixo do nível da solução nutritiva do reservatório.

Vantagens

Produção em pequenas áreas, utilização de baixos volumes de água e controle de qualidade, redução do uso de agrotóxicos, redução do número de operações durante o ciclo da cultura, antecipação da colheita, obtenção de produto com qualidade superior, produção fora de época, reduz riscos advindos de adversidades climáticas e rápido retorno econômico.